Consciência Ambiental – Cuidados com o meio ambiente no dia a dia

Preparamos um artigo com várias atitudes que você pode adotar agora mesmo e fazer parte dessa mudança, de modo a salvar o nosso planeta dos danos que nós mesmos causamos e garantir um futuro melhor para as próximas gerações.

A saúde do nosso planeta nunca esteve tão debilitada e o futuro da humanidade nunca foi tão incerto. A poluição, desmatamento e as recentes mudanças climáticas estão impactando negativamente a nossa vida e o nosso futuro. Nós já aprendemos que a preservação do meio ambiente é responsabilidade de todos, o que por si só não é uma tarefa fácil. Mas, enquanto cidadãos, como apenas uma pessoa pode contribuir para a preservação do meio ambiente?

Pensando nisso, preparamos um artigo com várias atitudes que você pode adotar agora mesmo e fazer parte dessa mudança, de modo a salvar o nosso planeta dos danos que nós mesmos causamos e garantir um futuro melhor para as próximas gerações.

Atitudes para mudar o mundo começando agora

Lixo no lixo

Eu sei que você pensou “mas todo mundo sabe disso”. Na teoria, todo mundo sabe, mas o descarte de lixo inadequado é muito comum e acaba por gerar consequências graves ao meio ambiente. Entupimento de bueiros e maior disseminação de doenças em enchentes; poluição de rios e oceanos; mais dinheiro público investido em limpeza.

Reciclagem

Todos os dias, milhares de toneladas de lixo são descartadas, lotando aterros, aumentando a poluição do solo e dos lençóis freáticos e gerando a necessidade de novos espaços para descarte. Boa parte desse lixo é reciclável, desse modo reduz a necessidade de produção de novas embalagens que serão descartadas também. Então, sempre que puder, recicle!

Compostagem

Assim como o lixo descartável pode na maioria das vezes aproveitado para reciclagem, o lixo orgânico, exemplo, restos de legumes, verduras e cascas de frutas, pode ser utilizado para gerar adubo para as suas plantas. Existem vários tutoriais sobre como realizar compostagem na sua casa, sem ocupar muito espaço.

Consumo Sustentável

O mundo consome cada vez mais, desde a compra do supermercado até roupas, celulares, sapatos, entre outros. Muitas coisas compradas por impulso acabam ficando de lado sem uso, e acabamos comprando ainda mais. Esse não é um comportamento sustentável. Antes de comprar, avalie bem a necessidade daquele item e doe coisas que você não usa mais. É sobre, não somente reduzir o consumo de produtos com embalagens recicladas, mas também valorizar marcas e empresas que contribuem positivamente com o meio ambiente. Conheça as empresas que pensam ecologicamente e possuem ações voltadas à preservação e proteção da natureza, pode ser uma ótima alternativa para contribuir para o meio ambiente.

Água e Energia

Pequenas ações no dia a dia podem ajudar a ter um comportamento ecológico e ainda economizar no orçamento. Apagar a luz ao sair do ambiente, não deixar eletrodomésticos fora do uso e carregadores na tomada, verificar se há vazamentos e realizar a coleta de água da chuva, por exemplo.

Consumo de Plástico

O plástico é o grande vilão do meio ambiente, além de contribuir para o entupimento de vias públicas e bueiros, é o maior responsável pela poluição de rios e oceanos, além de prejudicar muito a vida marinha. Ele leva cerca de 200 anos para decompor-se, e tem sido muito difícil removê-lo da natureza. A coleta seletiva pode ajudar muito, mas a redução do consumo e o consumo equilibrado são a chave para ajudar, como nos seguintes exemplos:

– Dar preferência para embalagens de papel, evitar saquinhos de chá, embora pareçam de papel, liberam milhões de micro plásticos na natureza;

– Evitar as cápsulas de café, compostas basicamente de plástico e alumínio, sendo muito difícil reciclar;

– Usar sacolas retornáveis para reduzir a produção de sacolas plásticas, elas necessitam de pelo menos 450 anos para decompor-se totalmente. Elas são responsáveis pela poluição do oceano e pela morte de milhares de animais que acabam as ingerindo por acidente;

– Usar a própria garrafa de água para reduzir o consumo das descartáveis.

Agora que você aprendeu tanto, mas que ainda existem muitos outros modos para alcançar o equilíbrio da natureza, que tal transformar essas dicas em atitudes? A preservação da natureza depende diretamente de todos, e embora uma pessoa só pareça pouco, se agirmos em conjunto teremos um grande impacto na preservação do meio ambiente!